Gabriel Mendes*

“Prepara-nos nesse aspecto sem descurar o nosso desenvolvimento pessoal… aprendemos muito, partilhamos muito em grupo.”

Gabriel Mendes*Licenciado em Comunicação Social
Gil Galacho*

“O curso de Engenharia Civil no IPT foi o abrir a página do mundo profissional, à qual juntei os princípios familiares e com a experiência de vida, temos a fórmula feita para um futuro risonho!”

Gil Galacho*Licenciado em Engenharia Civil
Joana Pimenta

“Entrei no Politécnico de Tomar em 2001 para a licenciatura em Gestão de Comércio e Serviços. Enquanto aluna tive a oportunidade de integrar a Associação Académica de Tomar e a Associação de Estudantes da Escola Superior de Gestão de Tomar onde sempre existiu um grande espirito de equipa e entreajuda … é muito bom recordar esses tempos e todos aqueles que passaram pela Academia.

Foi com essa experiência que aprendi que devemos lutar pelo o que queremos!

Durante o meu percurso académico tive a oportunidade de realizar um Estágio Internacional – Projeto Leonardo Da Vinci, em França …que me permitiu conhecer um novo país, uma nova cultura e novas pessoas! Devo dizer que essa experiência me enriqueceu a todos os níveis e recomendo-a a todos.

Fazendo uma retrospetiva… posso dizer que o IPT é uma família …e é uma família que guardo no coração…desde professores, funcionários (agora colegas…) e todos os amigos que tive oportunidade de conhecer.”

Joana PimentaLicenciada em Gestão de Comércio e Serviços
Paulo Chorinca

“Foi no ano letivo de 08/09 que entrei para Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia de Tomar, no Politécnico de Tomar.

O facto de a licenciatura ser de um grau elevado de exigência e ser multidisciplinar durante todo o seu decorrer, permitiu-me garantir não só a especificidade e conhecimentos necessários para o meu desempenho profissional nas áreas da informática, mas também um vasto conhecimento que se estende a outras áreas (Eletrónica, Matemática, multimédia, etc…).

Sem dúvida que o Plano Curricular vasto, atual e exigente lançou as bases para a minha formação académica. Mas o Plano Curricular é só uma parte, pois o Corpo Docente é a enorme mais-valia da Escola Superior de Tecnologia de Tomar. Muito experiente e multidisciplinar, oferece uma base sólida para os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos.

Nunca poderei também esquecer, a excelente convivência académica que tive na ESTT com colegas e professores, que ainda hoje mantenho.”

Paulo ChorincaLicenciado em Engenharia Informática . Mestre em Produção de Conteúdos Digitais
Nuno Pinto*

“Este curso fez-nos ver que Portugal é um destino com muito potencial a nível cultural e olhando para o destino Porto que eu trabalhei até à relativamente pouco tempo, mas também para o destino Lisboa onde estou agora, que efetivamente as pessoas vem à procura de tudo o que é cultural”

Nuno Pinto*Licenciado em Gestão Turística e Cultural
Andreia Ribeiro

“Estudar no Instituto Politécnico de Tomar foi uma experiência muito boa, foram uns anos espetaculares e enriquecedores, consegui fazer imensos amigos e ter uma boa preparação para o mundo profissional. Estudar no IPT é como ter uma segunda família.”

Andreia RibeiroLicenciada em Engenharia Química e Bioquímica
Andreia Almeida

“Pertencer à família da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) foi o resultado de uma opção pessoal. Sempre soube que o meu futuro passaria pela comunicação. Na ESTA tive oportunidade de aprender com os melhores. Por isso, a exigência foi característica assídua na minha formação, sempre acompanhada de um ambiente de entreajuda e companheirismo.
Particularidades que continuam a fazer parte do meu modo de estar na vida e nos negócios. Não somos máquinas, somos seres humanos. O ensino superior não se deve limitar a preparar os estudantes a nível técnico, deve trabalhar a evolução a nível pessoal, interpessoal e de cidadania. Só assim se conseguem formar profissionais de topo e seres humanos de excelência.

Na ESTA encontrei boas condições e excelentes infraestruturas para colocar em prática o que a teoria nos ensinava. As amizades que surgiram, desde o primeiro dia, também contribuíram na minha integração. E assim foi a minha passagem por Abrantes, completa a todos os níveis. Obrigada ESTA.”

Andreia AlmeidaLicenciada em Comunicação Social
Liliana Silva

“Graças à minha formação no mestrado, obtive os melhores resultados, consolidando os meus conhecimentos que já tinha na área.
Fiz o estágio curricular na multigalardoada Cases i Associats, em Barcelona, tendo-se seguido o convite para ficar a trabalhar.

Acompanhei de perto grandes redações, tendo colaborado diretamente com vários Diretores de Arte, e explorado o mercado internacional (Barcelona, Londres e Buenos Aires).

Hoje em dia afirmo a importância do mestrado no meu currículo e a experiência, não só profissional como também pessoal, que o mesmo me possibilitou.

É um mestrado singular e essencial, o mais completo do país no campo do design editorial. A visão técnica e competente dos docentes é aplicada nas diversas disciplinas, preparando o aluno para todas as adversidades do mercado de trabalho.

O mestrado adapta-se a pessoas com várias valências, quer estejam já ou não a trabalhar na área, que queiram adquirir ou consolidar os conhecimentos em Design Editorial.”

Liliana SilvaMestre em Design Editorial
Rita Capitão

“Frequentar o IPT foi, sem dúvida, a experiência mais enriquecedora que tive até agora e que mais contribuiu não só para a minha formação profissional, como também para o meu desenvolvimento pessoal.

A cidade de Tomar também teve um papel determinante nesta experiência. A cidade tornou-se na casa que acolheu quem veio de fora e que potenciou as amizades num ambiente onde todos se conhecem e convivem com um espírito académico único e que dificilmente se encontra nos principais centros urbanos!”

Rita CapitãoLicenciada em Engenharia Civil
Miguel Dinis

“A minha passagem pela Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) foi extremamente produtiva e correspondeu às minhas expectativas.

A relação de proximidade que se desenvolve com o corpo docente, pela sua disponibilidade e acompanhamento, facilita a aquisição e consolidação dos conhecimentos adquiridos.

Sendo um curso com uma forte componente prática, conseguimos acompanhar e registar a evolução do nosso trabalho no “terreno”, podendo no final do curso verificar essa curva evolutiva ao visualizarmos os vários filmes realizados ao longo do mesmo. Seja pela excelência do corpo docente, pelas boas condições oferecidas ou pelo ambiente académico vivido, só posso considerar a ESTA altamente recomendável!“

Miguel DinisLicenciado em Video e Cinema Documental
Mónica Damas

“Terminei o primeiro ano com a sensação de que estava preparada para enfrentar o mercado de trabalho. A experiência na área era pouca e por isso decidi optar por fazer o estágio curricular que o mestrado proporcionou. No estágio tive a oportunidade de explorar as várias vertentes do Design Editorial e ainda não o tinha terminado quando fui convidada para ficar na empresa onde estava e onde ainda hoje permaneço, o Grupo Impresa. Desde essa altura (2011) que trabalho como designer na equipa que produz a edição tablet do Semanário Expresso.

O mestrado deu-me as bases que precisava para trabalhar no meio editorial. Todos os conteúdos que aprendi ainda hoje me são bastante úteis.”

Mónica DamasMestre em Design Editorial
João Pinto

“A minha passagem pela ESGT foi crucial na minha evolução a nível profissional, mas também a nível pessoal. Foi no curso de Gestão de Empresas que dediquei todo o tempo que passei nesta instituição e onde conheci, na sua maioria, docentes que nos fazem crescer e nos preparam da melhor maneira possível para enfrentar as adversidades do mercado de trabalho. Nesta instituição também encontrei bons colegas de trabalho, que se tornaram bons amigos e muitos deles, amigos de uma vida inteira.  A nível profissional, a experiência na ESGT foi uma mais-valia para o currículo e ajudou-me a garantir objetivos profissionais, na área da gestão. A nível pessoal, ajudou-me a assumir responsabilidades e, sobretudo, ajudou-me a dar importância à relação entre as pessoas.”

João PintoLicenciado em Gestão de Empresas
Rui Neves

“Proximidade. É a grande marca que distingue o IPT da demais “concorrência”. E foi o que eu senti quando cheguei a Tomar e ao IPT (ESGT) em 2002. Na altura ingressei na Licenciatura em Administração Pública e o que mais me atraiu foi o facto de ser o primeiro ano de licenciatura. Mas rapidamente percebi que o facto de estudar numa escola com menor dimensão (se comparada com as grandes academias em Lisboa, Porto ou Coimbra) tinha grandes vantagens, tais como, o ambiente saudável que existia entre colegas e o facto de os professores serem sempre muito disponíveis e próximos dos alunos.”

Rui NevesLicenciado em Administração Pública
Luís Mariano

“O IPT foi uma escola onde tive oportunidade de adquirir conhecimentos na área da gestão que me tem sido muito válidos no meu percurso profissional e pessoal. Ingressei inicialmente na Banca onde tive o privilegio de trabalhar no segmento dos particulares e das empresas e em 2013 optei por ingressar numa PME onde tenho aproveitado para solidificar os meus conhecimentos na áreas da contabilidade e na gestão financeira. Recomendo esta escola e desejo os maiores êxitos a todos os contribuem e contribuíram para o sucesso da mesma”

Luís MarianoLicenciado em Gestão de Empresas
Maria Gorete Lopes

“A minha passagem pela Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Tomar foi uma experiência de tal forma marcante, que alguns anos após me ter licenciado em Gestão de Empresas, resolvi voltar, desta vez para o curso de Gestão Turística e Cultural. O facto de esta ser uma licenciatura com um plano curricular bastante diversificado  permitiu-me adquirir competências em várias áreas, o que veio a ser uma grande mais-valia para o meu desenvolvimento profissional. Os conhecimentos adquiridos durante o meu percurso académico deram-me uma visão mais abrangente acerca da atividade turística, das suas especificidades e de diferentes e inovadoras possibilidades de a desenvolver”

Maria Gorete LopesLicenciada em Gestão de Empresas e em Gestão Turística e Cultural
Raul Moita

“Como gerente de uma micro empresa que prestava serviços, na sua maioria, relacionados com a oferta curricular do mestrado, eu procurava, mais do que novas aprendizagens, aperfeiçoar os meus conhecimentos.

Estava longe de imaginar que o mestrado iria mudar o rumo da minha vida profissional. Alienei os equipamentos que possuia para empreender, quase em exclusivo, ao desenvolvimento de publicações periódicas digitais: eBooks e livros para tablet.

Sou testemunha de como um mestrado pode alterar o rumo profissional e contribuir para mudar opiniões. Realço o trabalho de pesquisa que fiz para a dissertação com um tema que me apaixonou: a evolução do livro.

A este tema devo um novo modelo de negócio que estou a desenvolver e que já me levou a criar uma marca registada.
Foram dois anos plenos de novas aprendizagens. Aprender com bons professores é, já têm dito, a tentativa de sermos como eles. Mas neste Mestrado aprende-se com a informação que nos chega de todo o lado. Os meus colegas alunos foram, também, uma fonte rica em conhecimento, trabalho de equipa, diversão e camaradagem.”

Raul MoitaMestre em Design Editorial
Andreia Henriques

Iniciei os meus estudos no Instituto Politécnico de Tomar em 2008 no curso de Engenharia do Ambiente e Biológica e prossegui para o Mestrado em Tecnologia Química.

A experiência académica vivida durante esses anos foi única. Os docentes são excelentes profissionais, transmitindo um conhecimento enorme e preparando os alunos para o mundo do trabalho, além disso são amigos e têm grande espirito de ajuda, o que eu considero uma atitude de louvar.

De momento frequento o curso de Engenharia Informática em busca de novos conhecimentos e posso dizer que estou a adorar!
Sou uma pessoa que gosta de estar sempre a aprender e não poderia escolher melhor Instituição de Ensino.

Aproveito para agradecer a toda a comunidade do Instituto Politécnico de Tomar, todos os ensinamentos obtidos e que continuo a obter.

Muito obrigado IPT!

Andreia HenriquesLicenciada em Engenharia do Ambiente e Biológica . Mestre em Tecnologia Química . Frequência Licenciatura em Engenharia Informática
Catarina Martins

“O Curso Superior de Fotografia do IPT representou para mim uma mudança na minha perspetiva do mundo e da arte. Ensinou-me a olhar para as imagens, mas sobretudo a amplificar a leitura que faço das mesmas.

Desde o momento da minha integração, até a apresentação do projeto final em fotografia notei uma evolução imensa. O contributo dos docentes foi decisivo para a minha cultura visual, e passei a compreender o processo criativo ao invés de apenas o avaliar, deixando de ser um complemento da minha anterior formação (História da Arte) e passando a assumir o papel preponderante no meu percurso académico.

Hoje em dia dou aulas de História ao 3º ciclo e incorporo diariamente a fotografia enquanto ferramenta didática, socorrendo-me sempre das ferramentas que aprendi no curso.”

Catarina MartinsLicenciada em Fotografia
Sofia Fonseca

“Depois de concluir o estágio curricular na TVM Designers, em Lisboa, terminei o mestrado. Estive cerca de um ano e meio a trabalhar fora da área tendo, no entanto, efetuado alguns projetos como freelancer na área do design editorial.

Atualmente trabalho no Serviço de Edições e Publicações do Banco de Portugal onde integro uma equipa fantástica e multidisciplinar, onde são concebidos projetos essencialmente ligados ao design editorial, mas também ao design de comunicação e ao webdesign.

Para mim este mestrado foi sem dúvida uma mais valia na minha formação, pois tive a oportunidade de obter e aprofundar vários conhecimentos em design editorial.
A meu ver, cada cadeira foi pensada e lecionada de forma a dotar cada aluno de grandes competências técnicas e criativas, com propostas de trabalho estimulantes que nos desafiaram em termos conceptuais.

Aconselho vivamente este mestrado, tanto pelos professores competentes, como pela oportunidade de desenvolver projetos únicos e entusiasmantes e, também, pela qualificação e obtenção de conhecimentos práticos e teóricos que só um mestrado como este me permitiria ter obtido.”

Sofia FonsecaMestre em Design Editorial
Mariluz Paredes

«O que a minha alma ignora
É isso que quero possuir…
That what my soul ignores
That is what I want to posses»

Fernando Pessoa

“For me, the fact of having studied at the IPT has been really rewarding in all levels. First of all in the academic area, I had a very solid education in the scientific and investigation components. The entire IPT team is excellent: the professors, and administrative are totally prepared and have many years of experience.
Another important point is that the IPT has many International Agreements, which allow students to contact with Universities of several countries, so they can expand their horizons and also their social and academic connections.

I have had the opportunity of studying in one of the International Programs of IPT at the Macao Museum. During this classes, I got to know the organization of this multidisciplinary project which has an enormous success and has proved to be fully sustainable through the years.
Thanks to my involvement as a student in the Macao Museum, I understood the vision of an integrated and multidisciplinary management, which is inherent to that project, and at the same time, is easily applicable to any territorial reality.

This experience allowed me, as a professional, to imagine, create and propose similar projects in various areas of work.

Relating my personal – human learning, studying in Portugal means to discover a living culture that shows in every corner the spontaneous harmony between the landscape and the people´s spirituality.

Also, for me specifically, the discovery of the Portuguese poet Fernando Pessoa was like finding a treasure that will always fill my life of beauty and “saudade”.
Finally, I would like to talk about the Portuguese people and the people of Macao, about their human quality. I would like to thank the members of the Museum, all the Macao citizens, and also the foreign students who live there, for all their kindness and friendship that made me feel at home.”

Mariluz ParedesMestrado Erasmus Mundus em Gestão do Património e Dinâmicas das Paisagens Culturais ( DYCLAM)
Tiago Caetano

No segundo ano do mestrado escolhi fazer um estágio curricular e a empresa escolhida foi a Bozboz em Brighton, no Reino Unido.

Após o termino do período de estágio foi-me feita a oferta de continuar na empresa, onde me encontro agora.

O mestrado em Design Editorial do Instituto Politécnico de Tomar constituiu uma base bastante forte para a minha formação académica. Proporcionou-me conhecimentos fundamentais para a realização de trabalhos a nível de design editorial bem como conhecimentos cuja aplicação não se limita ao design editorial e que se revelaram uma mais valia no mundo do webdesign, tais como o conhecimentos de sistemas de grelhas e de tipografia.

Dotado de um corpo docente qualificado e sempre disponível para esclarecimentos, esta é, sem dúvida, uma mais valia para todos aqueles que pretendem aprofundar os seus conhecimentos nas áreas do Design Editorial.

Tiago CaetanoMestre em Design Editorial
Beatriz Medina

“Frequentar o Mestrado em Desenvolvimento de Produtos de Turismo Cultural, foi uma experiência enriquecedora, que contribuiu para alargar a minha visão relativamente às ofertas, desafios e oportunidades na área do Turismo!  Este Mestrado consolidou os conhecimentos adquiridos na Licenciatura em Gestão Turística e Cultural, sensibilizando-me para o enorme potencial turístico-cultural que Portugal possui!

Um enorme obrigada aos Professores, Colegas e Amigos que foram e são peças fundamentais para o meu desenvolvimento profissional e pessoal!”

Beatriz MedinaLicenciada em Gestão Turística e Cultural | Mestre em Desenvolvimento de Produtos de Turismo Cultural
José Mendonça

“Ter frequentado o Mestrado em Desenvolvimento de Produtos de Turismo Cultural, permitiu-me desenvolver competências diversas que foram muito úteis para poder criar e afirmar a minha empresa de animação turística, apostando na criatividade, autenticidade e qualidade, sustentadas em estratégias e metodologias que tomei contacto inicialmente, na Escola Superior de Gestão do IPT, em Tomar. A estrutura e organização do curso e os diversos docentes, permitiram-me adquirir uma visão sistémica de uma indústria, em que é necessário uma bagagem científica e técnica, que permite desenvolver diversos tipos de modelos de negócio relacionados com o turismo, de forma sustentada e criando valor.

A empresa Évora Cultural Experience teve as suas primeiras raízes na minha experiência de frequência e passagem pelo IPT.

O muito obrigado aos meus professores e colegas, que de uma forma ou de outra, contribuíram para a concretização deste projeto.”

José MendonçaMestre em Desenvolvimento de Produtos de Turismo Cultural
Leonel Fernandes

“A minha passagem pela Licenciatura em GTC no IPT revelou-se frutuosa. A relação de proximidade entre docentes e alunos potenciada pela dimensão do Politécnico, a abrangência de valências do plano curricular que permitiu ao longo da licenciatura a escolha natural da área profissional a que me dediquei mais tarde e a vivência plena numa Cidade cultural e historicamente intensa como é Tomar foram fatores chave a uma inserção profissional natural. Com orgulho, formado no IPT.”

Leonel FernandesLicenciado em Gestão Turística e Cultural